ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE MAROMBA REALIZA, PELA PRIMEIRA VEZ, EXAMES DE ULTRASSONOGRAFIA DE MAMA

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE MAROMBA REALIZA, PELA PRIMEIRA VEZ, EXAMES DE ULTRASSONOGRAFIA DE MAMA

Além da ultrassonografia mamária, outras avaliações já estão previstas para acontecer na unidade

A Unidade de Estratégia de Saúde da Família Maromba realizou pela primeira vez, exames de ultrassonografia de mama diretamente na comunidade. A ação atendeu 16 pacientes previamente agendadas e representa um avanço importante na descentralização dos serviços de saúde da região.

Os exames foram realizados com um aparelho de ultrassonografia (USG) portátil, o que amplia significativamente o acesso ao diagnóstico precoce e reduz as barreiras enfrentadas pela população local, especialmente em áreas de difícil acesso e com transporte público limitado.

A coordenadora da unidade, Clara Flech, destacou a importância dessa conquista:

O processo para realização de exames era demorado. Antes, o pedido médico era enviado ao TFD (Tratamento Fora de Domicílio), que agendava o exame e depois nos retornava com a data. A partir daí, precisávamos organizar transporte, já que os horários de ônibus eram mais difíceis. Era necessário organizar toda uma logística para que a paciente pudesse fazer o exame. Agora, com a realização dos exames aqui na própria unidade, tudo se torna mais ágil, confortável e eficaz. Hoje, as pacientes fizeram o exame e logo puderam retornar para casa ou para o trabalho, sem grandes deslocamentos, explica Clara.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Giane Gioia, esta é apenas a primeira etapa de uma série de ações previstas:

Levar exames diretamente para dentro dessa unidade, que fica mais afastada, é uma forma de garantir que ninguém fique sem atendimento por falta de acesso. É um compromisso nosso facilitar o cuidado e promover a saúde com dignidade, especialmente para quem mais precisa, afirmou.

Além da ultrassonografia mamária, outras avaliações já estão previstas. Segundo o cronograma da Secretaria de Saúde, exames como ultrassonografias transvaginais serão realizados já em setembro, ampliando ainda mais a oferta de serviços especializados na região.

Pular para o conteúdo