
A Prefeitura de Itatiaia esteve representada pela Assessoria Especial de Cultura durante o Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba. O encontro, realizado na última semana (14/11), na cidade de Rio Claro, teve o objetivo promover um diálogo no âmbito cultural com gestores públicos de toda a região.
O evento contou com uma palestra do Assessor de Cultura de Itatiaia, Rafael Fioratto, que abordou o tema ‘Circulação da Cultura Regional – Parcerias que Movimentam e incentivam a produção Local’. Durante a palestra o assessor, apresentou iniciativas que deram certo em diversas parcerias realizadas na Assessoria de Cultura do município.
Rafael Fioratto falou também sobre experiências práticas de intercâmbio e produção cultural através de troca de conhecimentos com outras cidades.O processo de produção, divulgação e apresentação da peça teatral ‘Caravana Sertão’ foi uma das atrações culturais apresentadas como experiência positiva.
– Precisamos buscar sempre soluções inteligentes para movimentar a vida cultural de nossas cidades e as parcerias são importantíssimas para a valorização e divulgação de nossas produções culturais. Minha proposta é sistematizar e criar uma plataforma para que as cidades divulguem suas produções e atrações. Conhecendo as potencialidades de cada cidade, vamos trocar experiências, movimentar a vida cultural oferecendo mais opções ao público através de oficinas, shows, formação e apresentações. Vale ressaltar que é muito importante fomentar a criação e manutenção de grupos de dança, teatro, música e arte em geral para que a cultura seja feita pelo morador, pelos estudantes e principalmente que seja reconhecida e oportunizada, disse.
Além da palestra, o encontro contou com a apresentação da Orquestra de Câmara Juvenil e também apresentação de poesias durante o percurso entre a Casa da Cultura ( ponto de concentração) e a sede do evento, no Sítio Fim da Picada.
O evento foi uma realização da equipe do Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
Por Matilde Basilio
Prefeitura Municipal de Itatiaia
Praça Mariana Rocha Leão, nº 20,
Centro, Itatiaia/RJ
CEP 27580-012
CNPJ 31846892/0001-70
Telefone: (24) 3352-6777
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira,
das 10h às 17 horas
Email: prefeitura@itatiaia.rj.gov.br