Inscritos começam a realizar o EMCCEF em Itatiaia

As provas deste ano do EMCCEF (Exame Municipal de Certificação de Competências do Ensino Fundamental), em Itatiaia, começaram nesta terça-feira (26/11), a partir das 18h. Os inscritos no Colégio Municipal Fernando Octávio Xavier, em Penedo fizeram o exame. O portão da unidade foi aberto às 17h e fechado às 17h50. De acordo com a Secretaria de Educação de Itatiaia, as provas serão realizadas nas unidades onde os candidatos se inscreveram.

Nas escolas Joaquim Miguel dos Santos (Maromba), Léa Duarte Jardim (Vila Flórida), Wagner Guimarães (Campo Alegre) e no Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto (Centro), as provas vão acontecer neste sábado (30/11), a partir das 14h. Nestes locais, os portões serão abertos às 13h e fechados às 13h50. O exame terá duração de quatro horas e o candidato deve permanecer no local da prova por uma hora, no mínimo.

O Exame Municipal de Certificação de Competências do Ensino Fundamental é direcionado para moradores de Itatiaia, maiores de 15 anos, que não concluíram o Ensino Fundamental. A secretária de Educação, Márcia Sabadini, destaca que no dia da prova os inscritos deverão estar com um documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Segundo ela, o Exame Municipal de Certificação de Competências do Ensino Fundamental é uma boa oportunidade para aqueles que, por algum motivo, não conseguiram concluir esta etapa da Educação Básica na idade certa. O EMCCEF tem 40 questões de múltipla escolha e uma produção textual, sendo aprovado o candidato que obtiver nota mínima de 50 pontos, considerando a redação, que vale 20 pontos.

– Os resultados serão conhecidos pelos candidatos, pessoalmente, nas unidades onde as provas aconteceram, até o dia 13 de dezembro. É importante frisar que o certificado serve para atestar a conclusão do Ensino Fundamental. O exame terá questões objetivas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes, História, Geografia, Matemática, Educação Física, Ciências e redação – explica Sabadini.

Pular para o conteúdo