Itatiaia atende pacientes de mamografia em demanda espontânea

Para marcar a passagem do Dia Nacional da Mamografia, que transcorre nesta segunda-feira (05/02), a Secretaria de Saúde de Itatiaia, através da Clínica da Mulher Esther de Souza Viana, no Centro, vai atender durante esta semana a demanda espontânea pelos procedimentos, além de realizar os exames já agendados.

De acordo com a enfermeira Lariane Maia Roque, Coordenadora da Clínica da Mulher e Paismca (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher), a unidade realiza, em média, 30 mamografias por semana. Segundo ela, existe uma demanda reprimida e o setor está trabalhando para equacionar a questão. “Nossa expectativa é acolher dentro de três meses quem está aguardando pelos procedimentos”, afirma.

Lariane destaca que esta é uma semana importante para a saúde da mulher e é sempre positiva a conscientização da população sobre a importância deste exame preventivo, fundamental no diagnóstico do câncer de mama. “Porém ainda é comum encontrar casos de pacientes que nunca fizeram uma mamografia na vida. O exame não inclui grandes preparos. Nossa orientação é para que as pacientes não venham com creme, desodorante e acessórios”, explica.

O Secretário de Saúde de Itatiaia, Luiz Eduardo Saldanha, reforça a relevância da data, e destaca que o câncer de mama está entre as doenças que mais afetam a saúde das mulheres brasileiras. “O exame contribui para o rastreamento precoce, detectando o câncer de mama não-palpável, ou seja, que não pode ser identificado durante o autoexame ou exames clínicos. O diagnóstico precoce oferece grandes chances de recuperação, além de um tratamento adequado, contribuindo para a diminuição das mortes pela doença”, frisa.

A Clínica da Mulher Esther de Souza Viana funciona na Avenida dos Expedicionários, n° 175, no Centro, e o atendimento é de 8h às 17h.

Pular para o conteúdo