Itatiaia segue orientação técnica para vacinação contra o HPV em dose única

Itatiaia segue orientação técnica para vacinação contra o HPV em dose única

Itatiaia vai adotar a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), em dose única. O município vai seguir a determinação do Ministério da Saúde, que a partir de agora, usará apenas uma dose de vacina, em decisão baseada em estudos científicos, conforme recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). O país utilizava um esquema de duas doses para combater a infecção, principal causadora do câncer de colo de útero.

De acordo com a coordenadora de Imunização de Itatiaia, Andrea Millen, a vacinação pode ser feita em qualquer Posto de Saúde da rede, principalmente para o público até 19 anos que ainda não tomou sua dose. Segundo ela, todas as Unidades possuem a vacina. Basta procurar as unidades de saúde, de 9h às 11h e das 13h às 16h, munido do cartão de vacinação. Na Sala de Vacinas do Centro o horário é de 9h as 15h30, sem intervalo de almoço.

Para Andrea, a estratégia em dose única simplifica a vacinação e deve facilitar a adesão das pessoas, contribuindo para ampliar a cobertura vacinal contra o HPV no Brasil. Ela entende que, com a aplicação de uma única dose, a tendência é de que cobertura melhore.

– A maioria das pessoas comparece na primeira dose e não retornava para a segunda. A medida também otimiza os estoques das vacinas, permitindo que sejam incluídas pessoas que não tenham sido vacinadas ainda – avalia.

Panorama

A estimativa do ministério é que cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença no Brasil todos os anos. Apesar de se tratar de uma enfermidade que pode ser prevenida, ela segue como o quarto tipo de câncer mais comum e a quarta causa de morte por câncer em mulheres.

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirma ser importante estados e municípios fazerem uma busca ativa por jovens com até 19 anos que não receberam nenhuma dose da vacina. O Ministério da Saúde informa que, em 2023, foram aplicadas 5,6 milhões de doses do imunizante. “O maior número desde 2018 e um aumento de 42% no número de doses aplicadas em relação a 2022”, afirma.

A imunização no Brasil, atualmente, é indicada para meninos e meninas de 09 a 14 anos, vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos (homens e mulheres) que não tenham sido imunizadas previamente, pessoas com HIV, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea, e pacientes oncológicos na faixa etária de 09 a 45 anos.

Pular para o conteúdo