OBRA DA NOVA UBS AFRICA I, EM PENEDO, ENTRA EM FASE DE ACABAMENTO

OBRA DA NOVA UBS AFRICA I, EM PENEDO, ENTRA EM FASE DE ACABAMENTO

Prefeitura de Itatiaia avança com a instalação de janelas, revestimentos e drywall na unidade que atenderá seis comunidades.

A Prefeitura de Itatiaia segue avançando com a obra da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de porte II, no bairro África I, em Penedo, um importante investimento na área da saúde que irá ampliar e qualificar o atendimento oferecido à população.

A construção da unidade entrou em uma nova etapa de execução. Atualmente, a obra está na fase de instalação de janelas, revestimento nas paredes e execução dos serviços de drywall, etapas que fazem parte do processo de acabamento e preparação dos ambientes internos da unidade.

A nova UBS atenderá, além dos moradores do África I, as comunidades do África II, Jambeiro I e II, Vale do Ermitão e Alto Penedo, ampliando o acesso da população aos serviços da Atenção Primária à Saúde e oferecendo uma estrutura moderna e adequada para o atendimento da comunidade.

De acordo com o projeto, a unidade contará com consultórios médicos, odontológico e ginecológico, sala de atividades coletivas, sala de curativos, coleta de exames, inalação e imunização, além de banheiros, farmácia, recepção, administração, almoxarifado, área de serviço, varanda coberta e espaço externo.

A obra foi aprovada por meio do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), sendo fruto de uma parceria fundamental com o Governo Federal. O projeto prevê uma área total de 500 m², sendo 470 m² de área construída.

Apesar de ter sido aprovado em 2023, o processo licitatório enfrentou alguns entraves e acabou não avançando como esperado. Após a conclusão das etapas necessárias, a obra foi iniciada em fevereiro deste ano e segue em andamento.

– Essa obra representa um importante avanço para a saúde de Penedo. A nova UBS vai ampliar a capacidade de atendimento e oferecer mais conforto, qualidade e acesso aos serviços de saúde para a população. Seguimos acompanhando cada etapa para entregar uma unidade moderna e preparada para atender as necessidades dos moradores, disse a secretária de saúde, Giane Gioia.

 Demais obras

A Prefeitura de Itatiaia segue avançando com importantes investimentos na área da saúde, com a construção e ampliação de novas estruturas que irão ampliar e qualificar o atendimento oferecido à população. Entre as obras em andamento estão a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo, a ampliação das unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Vila Odete e da Vila Flórida; e a Clínica da Mulher.

Os projetos reforçam o compromisso do município com a melhoria da assistência à saúde, garantindo espaços mais adequados, ampliação dos serviços e atendimento mais completo, humanizado e eficiente para os moradores de Itatiaia.

Matilde Basilio

Pular para o conteúdo