Ouvidoria Geral de Itatiaia divulga balanço semestral de atendimentos

Ouvidoria Geral de Itatiaia divulga balanço semestral de atendimentos

Um balanço apresentado pela Ouvidoria Municipal, relativo aos últimos seis meses, apontou que mais de 52% das manifestações realizadas pelos moradores foram concluídas e resolvidas.

De acordo com Ouvidor Geral do Município, Rodrigo Diego da Silva, durante o período, foram realizados 775 atendimentos, sendo 220 reclamações, 36 sugestões, 210 solicitações, 258 denúncias e 51 elogios. Do total, 409 já foram concluídas, 166 estão em trânsito e 200 estão em aberto.

O relatório é baseado no número de atendimentos realizados pelos canais digital, presencial e via telefone.

– Através da Ouvidoria as pessoas podem fazer reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios. Recebemos as manifestações dos cidadãos, interpretamos e encaminhamos aos departamentos responsáveis. Com a Lei 13.460 de 2017, a ouvidoria deverá responder as manifestações de forma conclusiva em até 30 dias contados a partir do seu recebimento. Este prazo poderá ser prorrogado por igual período, desde que haja justificativa expressa, mas procuramos sempre atender o quanto antes, explicou o ouvidor.

Os moradores que desejarem fazer contato com a Ouvidoria podem fazer presencialmente. O atendimento acontece de 2ª a 6ª feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h, na sede localizada no Paço Municipal da Prefeitura, na Praça Mariana Rocha Leão, nº20, Centro. Por telefone os atendimentos acontecem pelos números (24) 3352-2192 e (24) 3352-6777 ramal 225

O setor oferece ainda outras opções de atendimento como o e-mail ouvidoria@itatiaia.rj.gov.br e a Ouvidoria Online, no site da Prefeitura onde o cidadão pode registrar a sua solicitação. Para isso basta acessar o link https://itatiaia.rj.gov.br/ouvidoria preencher o formulário comunicando a necessidade.

– Vale lembrar que a Ouvidoria é o espaço de participação e controle social, com o objetivo de aprimorar a gestão pública e melhorar os serviços oferecidos. Ela contribuiu com o combate à corrupção, especialmente por meio das denúncias. Todos os servidores que atuam na Ouvidoria se preocupam com a restrição de acesso a identidade do manifestante, mantendo assim o sigilo, explicou.

Além da Ouvidoria Geral, também estão disponíveis outros dois importantes canais para manifestação são eles: a Ouvidoria da Saúde que se encontra dentro do Hospital Municipal e a Ouvidoria do Sus, localizado na Secretaria de Saúde. Os contatos podem ser realizados pelo (24) 3352-5671 ou pelo e-mail ouvidoria.sus@itatiaia.rj.gov.br.

Atualmente Ouvidoria Municipal conta com um quadro formado por três ouvidores e dois estagiários O atendimento pela Ouvidoria do Hospital Municipal é realizado por dois ouvidores e na Secretaria de Saúde, um ouvidor.

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