PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA REGISTRA -11°C E TEM A MENOR TEMPERATURA DO ANO

PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA REGISTRA -11°C E TEM A MENOR TEMPERATURA DO ANO

Marca reforça Itatiaia como um dos principais destinos de inverno do país

A Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia registrou -11°C na madrugada desta terça-feira (14), alcançando a menor temperatura do ano na reserva e uma das mais baixas do Brasil em 2026.

O registro foi feito às 4h56, na estação meteorológica da Nascente de Campo Belo RJ/MG, localizada em uma das áreas mais elevadas e frias do parque, próxima à nascente do rio de mesmo nome. A estação voltou a operar recentemente e já havia registrado -7,7°C na última quinta-feira (9).

Com a nova marca, o Parque Nacional do Itatiaia ocupou novamente as primeiras posições no ranking diário das menores temperaturas do país, elaborado pela WS Consultoria Climatológica, empresa parceira do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O frio intenso reforça uma das principais características de Itatiaia durante o inverno. Nesta época do ano, moradores e turistas encontram paisagens típicas da Serra da Mantiqueira, com geadas nas áreas mais altas e temperaturas que colocam o município entre os destinos mais procurados por quem busca o clima característico da estação.

Além das belezas naturais do Parque Nacional, Itatiaia oferece atrações que movimentam o turismo durante o inverno, como a gastronomia, o comércio, as trilhas, as cachoeiras e o charme de Penedo e da região de Visconde de Mauá, atraindo visitantes de diversas partes do país.

A combinação entre natureza preservada, clima de montanha e infraestrutura turística faz de Itatiaia um dos principais destinos da temporada de inverno no estado do Rio de Janeiro.

Por Luís Rogério Mendes Andrade

Pular para o conteúdo