Novo equipamento e melhorias estruturais ampliam a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços de saúde no município
Dando continuidade ao trabalho de reestruturação e modernização da saúde pública do município, a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (15) a cerimônia oficial de inauguração do novo aparelho de tomografia computadorizada do Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros.
O evento marcou um importante avanço para a rede pública de saúde e contou com a presença do prefeito Kaio Márcio, da secretária de Saúde Giane Gioia, além de autoridades municipais, profissionais da área e representantes da comunidade.
Adquirido com recursos próprios da Prefeitura, o novo tomógrafo amplia a capacidade diagnóstica do hospital, permitindo a realização de exames com mais precisão e agilidade, beneficiando pacientes internados, atendimentos ambulatoriais e casos de emergência.
De acordo com a Secretaria de Saúde, para garantir o pleno funcionamento do equipamento, a estrutura elétrica do hospital foi reforçada, com o transformador passando de 150 para 300 KVA, além de adequações técnicas na sala onde o aparelho foi instalado. Os profissionais também passaram por treinamento específico para operar o novo equipamento.
Além da entrega do tomógrafo, outras duas melhorias importantes foram entregues à população: a reforma completa da Sala Vermelha e da Sala de Sutura. A Sala Vermelha, também conhecida como Sala de Estabilização, é um espaço destinado ao atendimento de pacientes em estado grave, que necessitam de cuidados intensivos e monitoramento constante antes da transferência para uma unidade de terapia intensiva (UTI) ou estabilização para outros procedimentos.
O ambiente recebeu nova pintura, substituição do forro de PVC por gesso, novo piso, armários revestidos em mármore e modernização da rede elétrica. Já a Sala de Sutura passou por revitalização com novo revestimento nas paredes, forro de gesso, piso renovado e reestruturação elétrica.
A secretária municipal de Saúde, Giane Gioia, destacou o impacto positivo das melhorias no atendimento à população.
– Esse tomógrafo é um divisor de águas para a saúde de Itatiaia. Com ele, poderemos diagnosticar de forma mais rápida e precisa, o que pode salvar vidas em casos de urgência. Além disso, as reformas nas salas reforçam nosso compromisso com um atendimento mais humanizado e eficiente”, afirmou Giane.
Para o prefeito Kaio Márcio, os investimentos refletem o esforço da gestão em colocar a saúde como prioridade.
-É gratificante ver esse avanço. Estamos investindo com responsabilidade, utilizando recursos próprios para oferecer uma saúde pública de mais qualidade. O novo tomógrafo e as reformas são conquistas da população de Itatiaia, e continuaremos trabalhando para melhorar ainda mais nossa rede de atendimento, declarou o prefeito.
Com essas entregas, a Prefeitura de Itatiaia reafirma seu compromisso com a valorização da saúde pública, promovendo ações concretas para garantir mais dignidade, eficiência e cuidado à população.
Prefeitura Municipal de Itatiaia
Praça Mariana Rocha Leão, nº 20,
Centro, Itatiaia/RJ
CEP 27580-012
CNPJ 31846892/0001-70
Telefone: (24) 3352-6777
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira,
das 10h às 17 horas
Email: prefeitura@itatiaia.rj.gov.br