Professores dos anos iniciais estiveram reunidos para debater ações relacionadas ao IDEB

Professores dos anos iniciais estiveram reunidos para debater ações relacionadas ao IDEB

Professores e orientadores de anos iniciais da Rede Municipal de Ensino estiveram reunidos nesta semana para apresentarem ações relacionadas às metas do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

No ano de 2017, último índice apresentado pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura, Itatiaia ficou cinco pontos percentuais acima da meta, pois obteve 5,7, quando a meta era 5,2. Para alcançar os excelentes resultados os professores estão constantemente desenvolvendo ações de forma a melhorar o aprendizado desses alunos.

Os professores de todas as escolas de primeiro segmento apresentaram projetos voltados para a leitura e escrita que vem desenvolvendo em sala de aula. Essas ações contribuem para desenvolver a oralidade dos alunos, que também tem reflexos na escrita.

Foram muitos os projetos realizados pelas escolas, como por exemplo, o do Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, desenvolvido pela professora Ludmara Cristina de Carvalho Silva, sobre bullying. A ideia partiu de duas alunas, foi desenvolvida com o apoio da professora e aplicada em todas as turmas da escola. Foram realizadas rodas de conversa com debate sobre o assunto, em todas as classes, onde cada um dos envolvidos fala sobre as consequências do bullying, as causas e possíveis experiências que tenham passado. A roda de conversa foi guiada pelas alunas e a professora apenas acompanha e dá as orientações necessárias.

Para Ludmara, esta é uma das ações que contribui para melhorar cada vez mais os índices do IDEB, pois incentiva os alunos a se desenvolver em diversas áreas:

– Eles desenvolveram a oralidade, o que os levou a se desinibirem a ponto de quererem agora montar uma peça de teatro, a melhorarem a interpretação e a compreensão de diversos tipos de texto, obtendo assim melhores resultados nos simulados preparatórios para as provas que medem o IDEB, disse Ludmara.

A Rede Municipal de ensino promove nas escolas avaliações que são simulados das provas que medem o índice de desenvolvimento da educação básica. Os resultados apresentados nos 3 bimestres deste ano foram de índices acima de 60% de aproveitamento.

Para coordenador de ensino dos anos iniciais, Anderson Rocha, de acordo com esses números e com o trabalho que vem sendo feito e foi apresentado pelos professores no encontro, a expectativa é de alcançar em 2019 resultados acima daqueles que já foram alcançados:

– Nossa equipe de professores é de excelência e desenvolve cada vez mais projetos que nos levam a alcançar este sucesso. Nossa expectativa para os resultados deste ano, cujas provas devem ser realizadas em outubro e novembro, e cujos índices saem no ano que vem, é de estar acima da meta do governo e do que já atingimos até agora, pois em 2017 já alcançamos a meta de 2019, agora é subir mais ainda, disse Anderson.

Por Anamaria Albuquerque

Pular para o conteúdo