Técnicos da Sala do Empreendedor participam de capacitação

Servidores que atuam na Sala do Empreendedor de Itatiaia, setor ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, estiveram nesta quinta-feira (23/11), entre 9h e 17h, em uma capacitação no Sebrae, em Volta Redonda. O objetivo do evento, voltado para a região do Médio Paraíba, foi o de preparar os participantes para assumir funções de Agente de Desenvolvimento em seus municípios, criando um elo entre os empreendedores e o poder público, buscando o desenvolvimento local através da articulação de políticas públicas voltadas aos cidadãos.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, José Luiz Ribeiro Xavier, destaca que a função de Agente de Desenvolvimento surgiu para auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O responsável pela pasta lembra que o Agente desempenha papel importante na organização de planos de trabalho adequados à implantação da Lei Geral, na identificação e mobilização de lideranças públicas, privadas e comunitárias que possam colaborar com a proposta.

– Além disso, ele monta e oficializa grupos de trabalho com os representantes das instituições, mantém a articulação entre as lideranças, registra e organiza as atividades, e auxilia o poder público municipal no cadastramento e engajamento dos empreendedores individuais. A expectativa é que eles venham a desempenhar uma função essencial de coordenação e continuidade das atividades para desenvolvimento sustentável do município – afirma.

O Secretário frisa que a capacitação abordou a questão da desburocratização dos processos de legalização das empresas, para que o empresário possa estabelecer seus negócios no município de forma ágil e simplificada. “Foram discutidas ideias sobre como os municípios podem criar estímulos para que os empreendedores locais se tornem fornecedores do poder público, participando de licitações públicas”, conclui.

Pular para o conteúdo