XI Conferência de Saúde de Itatiaia discute ações para o setor

O Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, no Campo Alegre, foi palco neste sábado (25/03), da XI Conferência Municipal de Saúde. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde, aconteceu das 08h às 17h, e teve como o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. O encontro foi aberto ao público em geral.
Além de convidados, observadores e delegados, participaram da Conferência o prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, o Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Tande Vieira, e a Secretária de Saúde de Piraí, Giane Gioia, que proferiu palestra sobre a importância do SUS (Sistema Único de Saúde).
Durante a Conferência foram discutidas propostas de melhorias para a saúde, baseadas nas demandas encaminhadas durante as pré-conferências que aconteceram nos bairros Vila Flórida e Penedo. Todas as sugestões aprovadas serão agora encaminhadas para apreciação nas etapas estadual e federal das Conferências de Saúde.
O prefeito Irineu Nogueira destacou que o governo municipal vem trabalhando com afinco para melhorar os serviços ofertados para a população. Segundo ele, a participação da comunidade, em eventos como a Conferência, é fundamental para a definição de políticas públicas que atendam de forma efetiva as demandas dos moradores.
O Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, salientou que o momento é de suma importância para a saúde de Itatiaia. Ele lembrou que durante a Conferência conselheiros, profissionais da área e a comunidade, discutem o planejamento das ações do setor para os próximos quatro anos.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itatiaia, Nilton Souza dos Reis, agradeceu a parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde. Segundo ele, sem o apoio da pasta, seria difícil realizar o evento.

– O cidadão precisa participar, exercer seus direitos, e a Conferência é uma boa oportunidade para apresentar nossas ideias, sugestões e opiniões. Daqui sairão os representantes indicados para as Conferências Estadual e Federal de Saúde – comentou.

Pular para o conteúdo