Portaria irá formalizar a comissão, responsável por criar o Plano Municipal de Contingência e coordenar ações de prevenção e resposta a emergências causadas pelas chuvas no município
A Prefeitura de Itatiaia realizou nesta segunda-feira, dia 26, uma reunião com equipes da administração municipal com o objetivo de alinhar ações integradas e instituir, por meio de portaria, uma Comissão de Gabinete de Crise, voltada ao fortalecimento das medidas de prevenção, resposta rápida e mitigação dos impactos causados pelas chuvas intensas previstas e já registradas no município.
A portaria vai formalizar a comissão responsável por criar o Plano Municipal de Contingência, unificando os planos de contingência atualmente existentes nas áreas de Saúde, Defesa Civil e Assistência Social. O documento irá definir procedimentos, responsabilidades e ações coordenadas de resposta a situações de emergência, com foco na redução de danos materiais, ambientais e, principalmente, humanos.
Durante o encontro, as equipes discutiram os riscos e impactos já identificados, estratégias preventivas, ações emergenciais, alinhamento dos fluxos de atendimento à população em situação de vulnerabilidade e protocolos de atuação conjunta entre as secretarias.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Toroca, a formalização da comissão por meio de portaria garante segurança e agilidade nas decisões.
-A comissão vai permitir que todas as secretarias atuem de forma integrada e com responsabilidades bem definidas. Isso é fundamental para dar respostas rápidas à população em momentos de crise e para preparar o município diante de eventos climáticos extremos – destacou o diretor.
Chuvas intensas provocaram ocorrências no município
A Prefeitura informa que no sábado (24), o município registrou 60 milímetros de chuva, enquanto no domingo (25) o acumulado foi de 25 milímetros. Em razão do grande volume de chuva, foram registradas ocorrências, com atuação imediata da Defesa Civil, que segue monitorando as áreas afetadas.
Durante o fim de semana, uma família ficou desalojada e está abrigada na casa de familiares. A residência não foi interditada e a família poderá retornar assim que o nível da água baixar. Outras duas famílias ficaram desabrigadas no bairro Vila Esperança. Elas estão em casas de parentes, e a Secretaria Municipal de Assistência Social está em contato para os encaminhamentos necessários, incluindo o aluguel social.
A Defesa Civil informou ainda que houve deslizamentos de terra em localidades como Penedo e no bairro Country Club, na Rua Alameda dos Sabiás, onde também foi registrado alagamento em uma residência. No Vale dos Reis, ocorreram quedas de árvores e postes.
No bairro Campo Alegre, residências das ruas Noel de Carvalho e Roberto Cotrim foram atingidas pela água devido à incapacidade das bocas de lobo e bueiros em suportar o grande volume de chuva. Na Rua Noel de Carvalho, uma árvore caiu sobre uma residência, e a equipe da Defesa Civil realizou a retirada.
A Prefeitura também informou que, nos últimos três dias, o acumulado de chuva foi elevado. No Centro, o volume chegou a 112,8 milímetros, sendo 39,8mm no dia 23, 31,2mm no dia 24 e 41,8mm no dia 25. Já em Maromba, o acumulado foi de 119,6 milímetros, com 70,4mm no dia 23, 11,8mm no dia 24 e 37,4mm no dia 25.
A administração municipal reforça que a Defesa Civil segue atuando em todo o município, incluindo as regiões de Maromba, Maringá e Penedo. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.