
Fiscalização interrompeu nesta sexta-feira (2) atendimento relacionado à saúde visual; população deve verificar licenças antes de contratar serviços
A Vigilância Sanitária de Itatiaia alerta a população sobre os riscos da contratação de serviços de saúde sem a devida regularização. A orientação foi reforçada após uma fiscalização realizada nesta sexta-feira (2), que interrompeu um atendimento relacionado à saúde visual que funcionava sem as autorizações necessárias.
A ação contou com o apoio da Guarda Municipal. Quatro pessoas estavam sendo atendidas no momento da fiscalização. Os atendimentos foram interrompidos e os responsáveis recolheram os materiais e deixaram o local, sem intercorrências.
O serviço era divulgado nas redes sociais como um “projeto social em Itatiaia”, com oferta de exame de vista e armações gratuitas, vagas limitadas e agendamento on-line. A ação não tinha vínculo com a Prefeitura de Itatiaia.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Raphael Andrade de Castro, serviços sem regularização podem colocar o usuário em risco.
“Existe uma insegurança sobre a habilitação e a capacitação do profissional, além dos riscos da utilização de equipamentos que podem não estar registrados, aferidos ou em condições sanitárias adequadas”, explica.
Antes de realizar um atendimento, a orientação é verificar se o estabelecimento possui alvará e licença sanitária expedidos pelo município e se o profissional está devidamente habilitado. O mesmo cuidado deve ser adotado com serviços divulgados e agendados pela internet.
A regularidade de empresas e serviços pode ser consultada diretamente com a Vigilância Sanitária pelo telefone e WhatsApp (24) 3352-1604. Denúncias também podem ser feitas à Ouvidoria da Saúde, pelo (24) 3352-1587, com garantia de anonimato.
Quem precisa de atendimento relacionado à saúde dos olhos pode procurar a Unidade do Sistema Único de Saúde do bairro para a consulta inicial. Quando necessário, o paciente recebe encaminhamento para médico oftalmologista, com o agendamento realizado pela própria unidade.
A Vigilância Sanitária orienta ainda a população a ter atenção com anúncios que utilizem expressões como “gratuito”, “projeto social” e “vagas limitadas” para criar sensação de urgência. Em caso de dúvida, a recomendação é verificar a regularidade do serviço antes do atendimento.
Por Luís Rogério Mendes Andrade
Prefeitura Municipal de Itatiaia
Praça Mariana Rocha Leão, nº 20,
Centro, Itatiaia/RJ
CEP 27580-012
CNPJ 31846892/0001-70
Telefone: (24) 3352-6777
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira,
das 10h às 17 horas
Email: prefeitura@itatiaia.rj.gov.br